O que são os Cuidados Paliativos?

  A filosofia dos Cuidados Paliativos tem como fundamento básico proporcionar qualidade de vida e alívio dos sofrimentos às pessoas com doenças graves que ameaçam a continuidade da vida. Trata-se de um cuidado que precisa ser feito de modo integrado com uma equipe multidisciplinar que trabalhe de maneira ampla, ativa e integrada em prol do bem estar físico, psicológico, social e espiritual dos pacientes e suas famílias, durante todo o processo de adoecimento, morte e luto (MACIEL, 2008; MATSUMOTO, 2012). 

      

       A assistência paliativista constitui uma ação relevante e deve ser inserida, com urgência, nas atribuições dos profissionais da saúde. Exige destes profissionais uma preparação para lidar com questões desafiadoras no âmbito da assistência em saúde que envolve aspectos éticos, culturais, religiosos, dificuldades de tomada de decisão, controle da dor e dificuldades de comunicação com os familiares, pacientes e até mesmo com a equipe (BRAGA; QUEIROZ, 2013).

Nosso Objetivo

   Com a realzação do evento esperamos contribuir para a capacitação de estudantes e profissionais da saúde, em suas atuações em Cuidados Paliativos.

   Esta I Jornada Formativa auxiliará a difundir, discutir, formar, sensibilizar e preparar estudantes e profissionais de saúde para atuarem de modo humanizado, diante das situações de morte eminente.

 Ao final do nosso encontro, esperamos ter despertado nos estudantes e profissionais da saúde, conhecimentos que contribuirão efetivamente para a formação teórica, técnica, cidadã e ética voltados aos cuidados para com o outro. 

Data: 05 e 06 de Agosto

Local: Auditório de Psicologia da UEPB - Campina Grande/PB

Data: 05 e 06 de Agosto

Local: Auditório de Psicologia da UEPB - Campina Grande/PB

Certificado de participação de 15 horas 

Novas inscrições pelo nosso e-mail.